Começo a semana trazendo dicas de leitura para vocês. Dentre os títulos escolhidos estão livros-xodós, verdadeiros queridinhos que amo com toda força. Publicações recentes e outras mais antigas – as quais certifico serem absolutamente atemporais. O critério de escolha foi a despretensão e o valor afetivo, claro! Livros que considero bons de ter por perto para ler a qualquer hora e em qualquer lugar.
// Millôr Definitivo | A BÍBLIA DO CAOS - Millôr Fernandes
Eis o título que encabeça minha top list de livros para toda a vida. São “5.142 pensamentos, preceitos, máximas, raciocínios, considerações, ponderações, devaneios…” ufa! – de Millôr Fernandes – um dos maiores gênios que tivemos, e que para a nossa felicidade, podemos continuar a desfrutar da imortalidade de sua obra. Como redatora publicitária com veia literária, costumo indicá-lo inclusive como exercício de escrita pela riqueza da construção: forma, ritmo, estilo, conteúdo e criatividade. A obra é dividida por temas, assim, se você quiser ler sobre política ou sobre amor, pode ir direto ao assunto, sem uma rigidez ou até mesmo precisar de uma ordem para isso. Vale muito! | Editora: L&PM
// ALGUÉM ESPECIAL – Ivan Martins
Ivan Martins é editor-executivo de Época e vem surpreendendo com suas colunas semanais no site da revista. Na minha opinião, é uma das vozes masculinas da atualidade que melhor fala sobre o universo dos relacionamentos. Ivan não tem uma alma feminina, mas uma alma masculina que alcança a delicadeza do universo feminino. É o tipo de escrita que o leitor rapidamente pensa: “isso foi escrito pra mim” e o escritor lamenta: “gostaria de ter escrito”. A identificação é imediata, pelo jornalista tratar de temas como amor, sexo e relacionamentos com sensibilidade, inteligência e grande propriedade de argumentação. Bom para entender, por exemplo, os motivos de seus relacionamentos não estarem dando certo. Ou estarem. ;) | Editora: Benvirá (2013)
// FICO BESTA QUANDO ME ENTENDEM: entrevistas com Hilda Hilst – Cristiano Diniz
Minha mais recente aquisição no mundo dos livros, a obra traz entrevistas e memórias de Hilda Hilst, considerada pela crítica especializada uma das maiores escritoras em língua portuguesa do século XX. No entanto, Hilda que passeava pelo universo da poesia, teatro, prosa, ficção e crônicas com maestria, queixava-se em vida do silêncio em relação a sua obra e a distância do público. Sua escrita despudorada, abusada e pornográfica é até os dias atuais, capaz de causar espanto aos leitores desavisados – o que mostra sua coragem e liberdade criativa. Definitivamente, uma escritora hiperbólica. As entrevistas revelam a mulher sensível e bem-humorada que era. | Editora: Biblioteca Azul – Globo Livros (2013)
// PERGUNTE AO PÓ – John Fante
E você tem uma dica de leitura? Deixe nos comentários!
Coluna semanal para MeuBairro: http://migre.me/fJ7kH